Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência teórico prática desenvolvida o na
Creche Municipal Maria Graciete Ramos Castro do município de Gurjão/PB. A partir desta
experiência de estágio, ocorreu a possibilidade de compreensão de aspectos relevantes à prática
pedagógica, por meio do contato imediato com o trabalho dos professores que atuam na
instituição referenciada. O enfoque teórico da pesquisa teve base em autores que estudaram o
papel e importância da família no processo educativo das crianças, assim como a relação
estabelecida entre as instituições escola e família. A observação da prática em sala de aula
contribuiu para elaborar e executar a sequência didática do projeto de intervenção, bem como
acompanhar a relação escola/família na educação infantil. Além disso, foi possível
compreender a importância do acesso do graduando nos espaços de prática profissional, além
de permitir a este, fazer uma contextualização entre teoria e prática. Assim, esta experiência
permitiu a compreensão do papel da família no processo educativo das crianças, sobretudo
quanto ao apoio à escola alcance os objetivos da aprendizagem referentes à Educação Infantil
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Luiza Castro de. Experiência teórico e prática na Creche Municipal Maria Graciete Ramos Castro. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.