UEPB - Repositório Digital

Educação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ventura, Solange de Lima
dc.date.accessioned 2020-01-31T15:08:51Z
dc.date.available 2020-01-31T15:08:51Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21539
dc.description VENTURA, Solange de Lima. Educação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciada na sala de aula do 1º Ano do Ensino Fundamental que ocorreu no decorrer do Estágio Supervisionado III na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Ananias Apolinário, localizada no Sítio Caiana, município de Juazeirinho-PB. O estudo foi realizado a partir das seguintes etapas: observação, registro e análise das atividades desenvolvidas pelo professor regente para em seguida, elaborar o projeto pedagógico e no terceiro momento, colocá-lo em prática na sala de aula. Neste percurso, baseada no aporte teórico de autores como Freire (2011), Silva (2010, Feitosa (2011), Gadotti e Antunes (2008), dentre outros, verificou-se a importância da observação do contexto para definição das estratégias apropriadas para planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Ao presenciar repetidas cenas de desrespeito entre as crianças, decidiu-se atuar nessa questão visando a melhoria do relacionamento na escola, assim, foi elaborado o Projeto “Arte e letramento para promoção da prática do respeito no ambiente escolar”. A ação teve como objetivo principal promover a prática do respeito no ambiente escolar, para concretização do objetivo proposto foram desenvolvidas atividades de acordo com o nível da turma. Neste percurso, os estudantes participaram de atividades livres e dirigidas culminando com apresentação cultural apresentada pelas crianças a comunidade escolar. Percebeu-se que através da integração dos conteúdos as crianças compreenderam os objetivos propostos e as atitudes desrespeitosas foram gradativamente minimizadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Práticas educacionais pt_BR
dc.title Educação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta