Resumo:
Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciada na sala de aula do 1º Ano do Ensino
Fundamental que ocorreu no decorrer do Estágio Supervisionado III na Escola Municipal de
Ensino Fundamental José Ananias Apolinário, localizada no Sítio Caiana, município de
Juazeirinho-PB. O estudo foi realizado a partir das seguintes etapas: observação, registro e
análise das atividades desenvolvidas pelo professor regente para em seguida, elaborar o projeto
pedagógico e no terceiro momento, colocá-lo em prática na sala de aula. Neste percurso,
baseada no aporte teórico de autores como Freire (2011), Silva (2010, Feitosa (2011), Gadotti
e Antunes (2008), dentre outros, verificou-se a importância da observação do contexto para
definição das estratégias apropriadas para planejamento do processo de ensino e
aprendizagem. Ao presenciar repetidas cenas de desrespeito entre as crianças, decidiu-se atuar
nessa questão visando a melhoria do relacionamento na escola, assim, foi elaborado o Projeto
“Arte e letramento para promoção da prática do respeito no ambiente escolar”. A ação teve
como objetivo principal promover a prática do respeito no ambiente escolar, para
concretização do objetivo proposto foram desenvolvidas atividades de acordo com o nível da
turma. Neste percurso, os estudantes participaram de atividades livres e dirigidas culminando
com apresentação cultural apresentada pelas crianças a comunidade escolar. Percebeu-se que
através da integração dos conteúdos as crianças compreenderam os objetivos propostos e as
atitudes desrespeitosas foram gradativamente minimizadas.
Descrição:
VENTURA, Solange de Lima. Educação contextualizada: relato de experiência na sala de aula do Ensino Fundamental no município de Juazeirinho-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.