Resumo:
O projeto de intervenção pedagógica foi realizado na Escola Municipal de Ensino de
Fundamental Maria das Dores Chagas do município de Mogeiro - Pb, com a turma do
segundo ano do ensino fundamental 1, com a quantidade de 21 alunos na faixa etária de 7 á 8
anos. De inicio foi observado a turma e seu comportamento, após foram desenvolvidas
atividades de forma coletiva com a interação do professor, alunos e toda equipe escolar, onde
foram ocorridas as diversas atividades: Leitura e interpretação de textos, conversas informal ,
sobre os valores humanos, confecções de cartazes, exibições de filmes, rodas de conversas,
produções textuais , contações de fábulas vinculadas aos valores humanos, dinâmicas,
pinturas, palestras, com intuito de promover entre os alunos as relações interpessoais
cultivando a amizade, o respeito ao outro, formando indivíduos semeadores da paz, o valor e a
importância de garantir bons sentimentos e também compreender que conviver com as
diferenças exigem muito respeito, necessidade de colocar-se no lugar do outro e
principalmente promover o dialogo, evitando o uso da violência na resolução dos conflitos.
Foi pensando nessas e em outras indagações que surgiu a ideia do estágio a seguir, que visa,
primeiramente, resgatar os valores adormecidos, esquecidos ou abandonados por nosso aluno,
para que então ele tenha consciência da necessidade do aprender, não só para a escola, mas,
principalmente, para a vida. Muito se fala que investir na Educação é o único meio para
prosperarmos na vida. E que só através dela podemos mudar os quadros de miséria e
criminalidade que vemos em nosso país, estado, cidade ou comunidade. Mas como fazer para
convencer aquele aluno que vive em meio a tanta violência e descaso social, onde o crime é
coisa corriqueira, quase normal, de que ele precisa estudar, se dedicar e se comprometer com
a escola, para que, num futuro em longo prazo, ele seja recompensado por seus esforços?
Como fazer isso se a vida ilegal lhe mostra que existem maneiras muito mais “fáceis” e
“rápidas” de se conseguir o que se deseja materialmente. A função maior da escola é
contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e
com uma conduta pautada em valores sólidos. Os valores humanos como decidiram chamá-
los, andam um pouco esquecidos pela nossa sociedade capitalista, em que o “ganhar dinheiro”
e o “levar vantagem em tudo” parecem importar muito mais que as relações de amor, respeito
e responsabilidade entre as pessoas. Se a família deveria ser o porto seguro para a
criança/aluno, essa se encontra, muitas vezes, desestruturada e corrompida pelas
circunstâncias. Se, por sorte, o aluno tem uma família estruturada e consciente de seus deveres
como pais e/ou responsáveis, por outro lado existe um mundo de violência e corrupção que o
rodeia e que é tão atrativo quanto destrutivo