Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21540
Título: Resgatando valores humanos na escola para a vida
Autor(es): Melo, André José de
Palavras-chave: Educação
Cotidiano escolar
Valores humanos
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O projeto de intervenção pedagógica foi realizado na Escola Municipal de Ensino de Fundamental Maria das Dores Chagas do município de Mogeiro - Pb, com a turma do segundo ano do ensino fundamental 1, com a quantidade de 21 alunos na faixa etária de 7 á 8 anos. De inicio foi observado a turma e seu comportamento, após foram desenvolvidas atividades de forma coletiva com a interação do professor, alunos e toda equipe escolar, onde foram ocorridas as diversas atividades: Leitura e interpretação de textos, conversas informal , sobre os valores humanos, confecções de cartazes, exibições de filmes, rodas de conversas, produções textuais , contações de fábulas vinculadas aos valores humanos, dinâmicas, pinturas, palestras, com intuito de promover entre os alunos as relações interpessoais cultivando a amizade, o respeito ao outro, formando indivíduos semeadores da paz, o valor e a importância de garantir bons sentimentos e também compreender que conviver com as diferenças exigem muito respeito, necessidade de colocar-se no lugar do outro e principalmente promover o dialogo, evitando o uso da violência na resolução dos conflitos. Foi pensando nessas e em outras indagações que surgiu a ideia do estágio a seguir, que visa, primeiramente, resgatar os valores adormecidos, esquecidos ou abandonados por nosso aluno, para que então ele tenha consciência da necessidade do aprender, não só para a escola, mas, principalmente, para a vida. Muito se fala que investir na Educação é o único meio para prosperarmos na vida. E que só através dela podemos mudar os quadros de miséria e criminalidade que vemos em nosso país, estado, cidade ou comunidade. Mas como fazer para convencer aquele aluno que vive em meio a tanta violência e descaso social, onde o crime é coisa corriqueira, quase normal, de que ele precisa estudar, se dedicar e se comprometer com a escola, para que, num futuro em longo prazo, ele seja recompensado por seus esforços? Como fazer isso se a vida ilegal lhe mostra que existem maneiras muito mais “fáceis” e “rápidas” de se conseguir o que se deseja materialmente. A função maior da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos. Os valores humanos como decidiram chamá- los, andam um pouco esquecidos pela nossa sociedade capitalista, em que o “ganhar dinheiro” e o “levar vantagem em tudo” parecem importar muito mais que as relações de amor, respeito e responsabilidade entre as pessoas. Se a família deveria ser o porto seguro para a criança/aluno, essa se encontra, muitas vezes, desestruturada e corrompida pelas circunstâncias. Se, por sorte, o aluno tem uma família estruturada e consciente de seus deveres como pais e/ou responsáveis, por outro lado existe um mundo de violência e corrupção que o rodeia e que é tão atrativo quanto destrutivo
Descrição: MELO, André José de. Resgatando valores humanos na escola para a vida. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21540
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André José de Melo.pdfPDF - André José de Melo1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.