UEPB - Repositório Digital

As barreiras e oportunidades do processo de ensino-aprendizagem de geografia para o ensino fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Giovani Costa dos
dc.date.accessioned 2020-02-03T14:59:04Z
dc.date.available 2020-02-03T14:59:04Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21557
dc.description SANTOS, G. C. dos S. As barreiras e oportunidades do processo de ensino-aprendizagem de geografia para o ensino fundamental II. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da geografia para o ensino fundamental II abarca uma complexa e totalizante nuance e, por conseguinte, necessita-se de um olhar mais atencioso entre o docente e discente, o processo de formação de professor precisa atender a realidade de ensino atual para que o âmbito teórico não tangencie o prático. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância do processo de ensino- aprendizagem da geografia no ensino fundamental II, suas barreiras e oportunidades nos dias de hoje. A metodologia deste trabalho é fundamentada em conceitos que atendem o eixo de pesquisa, sendo assim, o presente estudo tem abordagem qualitativa exploratória. A investigação se desenvolve por meio do exame de livros da área, sites e artigos que fundamentam a clareza da temática, tais como a obra de Neto e Barbosa (2010) e a obra de Guerreiro (2012). Os resultados desta exploração revelam que o ensino de geografia para o fundamental II pode ser compreendido como um núcleo metodológico do saber, haja vista que o ensino de geografia, nesta esfera, busca preparar o discente sobre o conceito e relação entre a natureza e sociedade, bem como seu ensino integra o conhecimento adquirido pelas diferentes áreas da ciência geográfica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Fundamental II pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.title As barreiras e oportunidades do processo de ensino-aprendizagem de geografia para o ensino fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta