Resumo:
O ensino da geografia para o ensino fundamental II abarca uma complexa e
totalizante nuance e, por conseguinte, necessita-se de um olhar mais atencioso
entre o docente e discente, o processo de formação de professor precisa atender a
realidade de ensino atual para que o âmbito teórico não tangencie o prático. O
objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância do processo de ensino-
aprendizagem da geografia no ensino fundamental II, suas barreiras e oportunidades
nos dias de hoje. A metodologia deste trabalho é fundamentada em conceitos que
atendem o eixo de pesquisa, sendo assim, o presente estudo tem abordagem
qualitativa exploratória. A investigação se desenvolve por meio do exame de livros
da área, sites e artigos que fundamentam a clareza da temática, tais como a obra de
Neto e Barbosa (2010) e a obra de Guerreiro (2012). Os resultados desta exploração
revelam que o ensino de geografia para o fundamental II pode ser compreendido
como um núcleo metodológico do saber, haja vista que o ensino de geografia, nesta
esfera, busca preparar o discente sobre o conceito e relação entre a natureza e
sociedade, bem como seu ensino integra o conhecimento adquirido pelas diferentes
áreas da ciência geográfica.
Descrição:
SANTOS, G. C. dos S. As barreiras e oportunidades do processo de ensino-aprendizagem de geografia para o ensino fundamental II. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.