Resumo:
A aprendizagem constitui uma característica intrínseca ao ser humano, nesse sentido, o
lúdico permite que esse processo ocorra a partir de experiências vivenciadas, é uma maneira
de estimular a aprendizagem de forma prazerosa e divertida. Este trabalho apresenta a prática
pedagógica realizada em Estágio III sobre a contribuição do lúdico no ensino fundamental I.
O estudo teórico fundamentou a análise da prática da professora que se utiliza da estratégia do
lúdico no cotidiano da sala de aula. Estudos realizados indicam que através da ludicidade, as
crianças se socializam, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos escolares. Para
professora, o que fica bastante explícito a contribuição de brincadeiras na sua prática
pedagógica, pois afirma que através do brincar, as crianças apresentam maior interesse
enquanto soluciona questões de aprendizagem. Tais contribuições, enquanto educadora,
possibilita uma visão mais ampla e reflexiva na tocante construção de uma prática educativa
voltada para o lúdico como estratégia de intervenção.
Descrição:
LIMA, Raiane Fablício de Macêdo. Contribuição do lúdico para a aprendizagem no Ensino Fundamental I. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.