Resumo:
O presente trabalho visa analisar a importância dos contos de fadas como um incentivo à
leitura, a escrita e a imaginação criadora dos alunos nas séries iniciais e as histórias em
quadrinhos inseridas na sala de aula como recurso didático-pedagógico. Reflete também
sobre o seu uso em atividades pensadas e organizadas pelos professores. Analisando a
importância e os benefícios que este meio de comunicação (as histórias em quadrinhos)
através das releituras de contos de fadas utilizadas, pode contribuir prazerosamente no
desenvolvimento e aprendizagem dos alunos quando inseridos como instrumento pedagógico
no ensino infantil. Sendo uma revisão bibliográfica, este estudo pretende ainda compreender
a relação que esta forma de arte tem no processo educativo e de ensino e aprendizagem no
que diz respeito ao incentivo a criação do habito de leitura e imaginação criadora das
crianças, utilizando as histórias em quadrinhos como facilitadores em sala de aula em um
ambiente de aprendizagem que se utiliza de variadas formas de materiais didáticos. Junto a
isto se somam novos personagens, novas abordagens e novas fontes e nesta perspectiva, a
utilização das histórias em quadrinho como um recurso didático. Este trabalho busca fazer
reflexões, e propor algumas sugestões e questões quanto ao uso de histórias em quadrinho e
sua utilização na sala de aula nos mais variados momentos de ensino.
Descrição:
SILVA, Anderson Alves da. A aplicabilidade dos contos de fadas e o uso de tirinhas e quadrinhos nas séries iniciais. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.