Resumo:
O ato de brincar é parte integrante da vida do ser humano, e tem sua história
marcada desde a vida intrauterina. Assim, educar com jogos, brincadeiras, cantigas
de roda, significa trabalhar o desenvolvimento das inúmeras competências e
habilidades das crianças com práticas intencionalmente planejadas pelo professor
para estimular a aprendizagem. Por isso, vários são os motivos que impulsionam o
docente a utilizar as cantigas de roda em sala de aula como recurso pedagógico,
porque além de ser considerada prazerosa e envolver intensamente o aluno, ainda
possibilita ao professor a consecução dos objetivos almejados. Com essa
potencialidade pedagógica as cantigas de roda, geram a capacidade de canalizar os
interesses dos alunos no esforço para aquisição de uma aprendizagem significativa.
Esse estudo com características de uma pesquisa fundamentou-se em autores como
Drumond (1999), Cascudo (1998), Braga e Oliveira (2012), Teixeira (1995), Andrade
e Sanches (2005), entre outros, que possibilitou a abordagem de questões
referentes a descoberta do lúdico, o surgimento das brincadeiras e cantigas de
roda, a o uso das cantigas de roda na pratica docente, o que permitiu compreender
a importância das cantigas de roda no processo de escolarização, já que por meio
das brincadeiras é proporcionado as crianças momentos de distração, conhecimento
e troca de experiências.
Descrição:
SANTOS, Ana Cleide. Cantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógica. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.