UEPB - Repositório Digital

Cantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ana Cleide
dc.date.accessioned 2020-02-06T13:30:52Z
dc.date.available 2020-02-06T13:30:52Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21587
dc.description SANTOS, Ana Cleide. Cantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógica. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O ato de brincar é parte integrante da vida do ser humano, e tem sua história marcada desde a vida intrauterina. Assim, educar com jogos, brincadeiras, cantigas de roda, significa trabalhar o desenvolvimento das inúmeras competências e habilidades das crianças com práticas intencionalmente planejadas pelo professor para estimular a aprendizagem. Por isso, vários são os motivos que impulsionam o docente a utilizar as cantigas de roda em sala de aula como recurso pedagógico, porque além de ser considerada prazerosa e envolver intensamente o aluno, ainda possibilita ao professor a consecução dos objetivos almejados. Com essa potencialidade pedagógica as cantigas de roda, geram a capacidade de canalizar os interesses dos alunos no esforço para aquisição de uma aprendizagem significativa. Esse estudo com características de uma pesquisa fundamentou-se em autores como Drumond (1999), Cascudo (1998), Braga e Oliveira (2012), Teixeira (1995), Andrade e Sanches (2005), entre outros, que possibilitou a abordagem de questões referentes a descoberta do lúdico, o surgimento das brincadeiras e cantigas de roda, a o uso das cantigas de roda na pratica docente, o que permitiu compreender a importância das cantigas de roda no processo de escolarização, já que por meio das brincadeiras é proporcionado as crianças momentos de distração, conhecimento e troca de experiências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Marilene Dantas Vigolvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Cantigas de roda pt_BR
dc.subject Práticas pedagógica pt_BR
dc.title Cantigas de roda como oportunidade de vivência da prática pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta