Resumo:
Este trabalho apresenta discussões sobre a importância da leitura e uma possível ferramenta
para ser inserida no ensino da leitura em língua inglesa, os graded readers, que são livros
nivelados e adaptados, que proporcionam uma linguagem simples, aquisição de vocabulários,
estímulo à leitura, entre outros. Objetivamos observar a leitura no contexto da língua inglesa,
tendo como análise uma turma do 9° ano do ensino fundamental e outra do 3° do ensino
médio, para que possamos entender se esses alunos estão deixando a vida escolar com uma
eficiente compressão leitora. Essa ferramenta foi apresentada como uma provável forma de
preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional no ensino da leitura em língua
inglesa, pois é preciso pensar em outros meios mais instigantes que estimulem o interesse pela
leitura. Mostramos quais os problemas que não permitem a inserção dos graded readers na
sala de aula. Através de uma pesquisa de campo, visitamos uma escola situada na cidade de
Guarabira-PB, onde apresentamos os graded readers aos alunos, que realizaram leitura dos
mesmos. Além disso, foram desenvolvidos dois questionários, um para cada turma,
qualificando esta pesquisa como quantitativa e qualitativa. Diante das respostas verificadas,
foi possível perceber que os alunos do ensino fundamental e do ensino médio ainda não estão
saindo de suas séries com uma compreensão leitora adequada, pois a maioria ainda não
consegue ler em inglês. Entretanto, a leitura aparentemente foi bem proveitosa e aceita tanto
pelos alunos do ensino fundamental quanto do ensino médio. Porém, ainda existem
implicações que não permitem a inserção dos graded readers, como o seu alto valor, a falta
de distribuição pelo governo e a falta de disponibilidade na biblioteca, tendo apenas o leitor a
possibilidade de fazer leituras extensivas adquirindo com recursos próprios, inviabilizando a
leitura intensiva em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho, contamos com a base
teórica de pesquisadores como Kleiman (2000; 2007), Leffa (1996; 1999; 2011), Hill (2008),
Coracini (2012), dentre outros, que contribuíram com teorias e hipóteses para o
aprofundamento do tema. Por fim, diante das informações, percebemos que os professores
não possuem a oportunidade de oferecer outros meios de leitura, tendo em vista os problemas
recorrentes que acabam dificultando o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
BRITO, A. A. da S. Graded Readers como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura em LI. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.