UEPB - Repositório Digital

A prática da libras como instrumento de inclusão e socialização do aluno surdo no ambiente escolar - um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano no município de Guarabira - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Patrícia Gomes de
dc.date.accessioned 2020-02-07T14:02:53Z
dc.date.available 2020-02-07T14:02:53Z
dc.date.issued 2019-11-18
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21602
dc.description ARAÚJO, P. G. de. A prática da libras como instrumento de inclusão e socialização do aluno surdo no ambiente escolar - um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano no município de Guarabira - PB. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão do aluno surdo dentro do ambiente escolar, é hoje algo comum de ser constatado nas escolas em geral da rede regular de ensino. Juntamente a isto, a aceitação e a prática da Libras para além da sala de aula como facilitador de socialização entre alunos surdos e ouvintes, é o foco de discussão deste artigo, onde objetivamos uma proposta de intervenção para que a prática da Libras seja um instrumento de inclusão eficaz no âmbito escolar. A pesquisa de campo, de caráter qualitativa, foi realizada no Centro Educacional Edivardo Toscano, uma escola municipal da cidade de Guarabira, onde a mesma é reconhecida por oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiências. Para este estudo de caso, foram aplicados questionários de sondagem para conhecermos como acontece a socialização e a prática da Libras no cotidiano dos alunos surdos com os alunos ouvintes, professores e funcionários, no qual estes responderam de oito a dez perguntas, entre objetivas e abertas, sem a necessidade de identificação, para manter o sigilo dos participantes. Os resultados obtidos na pesquisa trouxe consigo mais veracidade à problemática abordada, ratificando assim a afirmativa que incluir apenas não é o suficiente, para isso dialogamos com os autores Mantoan (2006), Mazzotta (1996), Lacerda (2006) entre outros na fundamentação de ser trabalhada a socialização dos alunos com necessidades educacionais especiais com os alunos em geral, particularmente a Libras com os alunos surdos e ouvintes, porque apesar de ser um direito garantido por lei, incluir ainda não é sinônimo de socializar; pois a relação com os alunos surdos é algo bastante relativo, abstrato e delicado, resultado de anos de confinamento social. Porém, com o compromisso e dedicação de todos os agentes envolvidos na escola, atuando com uma ação ativa e constante, pode sim acontecer uma inclusão de fato socioeducativa, e “bilingue” até, no ambiente escolar. Basta ser praticada a essência da inclusão, que é de vivência e convivência com as diferenças e diversidades. E que não erremos mais ao praticar apenas a integração pensando estar praticando a inclusão escolar. Não se trata apenas “ter” alunos da educação especial dentro da escola regular, mas torna-los “seres humanos”, participantes ativos dentro do ambiente escolar, para que os mesmos possam sentir-se incluídos na sociedade em que estão inseridos; e assim, poder exercer uma futura função social e profissional, como acontece com qualquer outro cidadão comum, contribuinte em seus deveres e direitos na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rônia Galdino da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Prática de libras pt_BR
dc.title A prática da libras como instrumento de inclusão e socialização do aluno surdo no ambiente escolar - um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano no município de Guarabira - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta