dc.contributor.author |
Silva, Reniquele Nunes da |
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dc.date.accessioned |
2020-02-07T14:07:14Z |
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dc.date.available |
2020-02-07T14:07:14Z |
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dc.date.issued |
2019-11-22 |
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dc.identifier.other |
CDD 981 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21607 |
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dc.description |
SILVA, R. N. da. A disciplina de história e o modelo de ensino positivista durante a ditadura civil-militar. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo analisar as modificações no ensino de História após o
Golpe e a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). Com a Ditadura o ensino de
História tornou-se alvo do poder político autoritário dominante, o estado se utilizou
da educação como uma forma de controle das massas. Essa pesquisa aborda as
principais mudanças no seio educacional, com ênfase no ensino de História: como
ela foi tratada e as suas consequências no avanço e no desenvolvimento da
disciplina e na própria escola. O âmbito escolar foi reorganizado de forma que
pudesse reafirmar os valores militares de moral e civismo, formando cidadãos
patriotas, que fossem obedientes, com foco no ensino tecnicista para a formação de
mão de obra qualificada. Para que houvesse êxito nesse novo modelo educacional,
foram aprovadas diversas leis que fragmentaram o ensino de História, como as
mudanças no ensino de 1° e 2° grau, na disciplina de História e Geografia que
passou a ser Estudos Sociais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Susel Oliveira da Rosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Golpe civil/militar |
pt_BR |
dc.title |
A disciplina de história e o modelo de ensino positivista durante a ditadura civil-militar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |