Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar as modificações no ensino de História após o
Golpe e a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). Com a Ditadura o ensino de
História tornou-se alvo do poder político autoritário dominante, o estado se utilizou
da educação como uma forma de controle das massas. Essa pesquisa aborda as
principais mudanças no seio educacional, com ênfase no ensino de História: como
ela foi tratada e as suas consequências no avanço e no desenvolvimento da
disciplina e na própria escola. O âmbito escolar foi reorganizado de forma que
pudesse reafirmar os valores militares de moral e civismo, formando cidadãos
patriotas, que fossem obedientes, com foco no ensino tecnicista para a formação de
mão de obra qualificada. Para que houvesse êxito nesse novo modelo educacional,
foram aprovadas diversas leis que fragmentaram o ensino de História, como as
mudanças no ensino de 1° e 2° grau, na disciplina de História e Geografia que
passou a ser Estudos Sociais.
Descrição:
SILVA, R. N. da. A disciplina de história e o modelo de ensino positivista durante a ditadura civil-militar. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.