Resumo:
Partimos do pressuposto de que atualmente o brincar e a ludicidade adquirirem
relevância, tornando-se um recurso à disposição dos educadores para ampliar e
contribuir com o desenvolvimento dos alunos. A brincadeira faz parte da vida da
criança desde os primórdios e do seu convívio social. Neste sentido o presente
trabalho aborda a temática dos jogos e brincadeiras como ferramenta de
aprendizagem no ensino fundamental. Nosso interesse é disseminar a utilização das
brincadeiras e do lúdico no cotidiano de professores e alunos, posto que se trata de
uma metodologia fácil de ser introduzida no meio escolar e possibilita uma
aprendizagem mais dinâmica a estes. O estudo tem como objetivo geral: Descrever
por meio de um relato de experiência a utilização dos jogos e brincadeiras como
recurso pedagógico nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. Constituise
como uma pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, vivenciado no
contexto da disciplina Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em
Educação Física UEPB/CAMPUS IV, com os alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental, turno da tarde de uma Escola da rede estadual de ensino do
município de Jericó – PB. O trabalho é subsidiado nos estudos de Kishimoto (2011),
Piaget (2011), Fortuna (2003) entre outros autores fundamentais para a realização
deste estudo. Esperamos contribuir e incentivar outros professores a dar ênfase a
estas atividades, tão bem aceitas pelos alunos e que, de certa forma, os motivam e
contribuem com a aprendizagem destes.
Descrição:
ALMEIDA, L. M. S. Jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental: relato de experiência vivenciada. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.