UEPB - Repositório Digital

Jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental: relato de experiência vivenciada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Luelle Mnill de Sousa
dc.date.accessioned 2020-02-10T11:20:03Z
dc.date.available 2020-02-10T11:20:03Z
dc.date.issued 2020-02-10
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21612
dc.description ALMEIDA, L. M. S. Jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental: relato de experiência vivenciada. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Partimos do pressuposto de que atualmente o brincar e a ludicidade adquirirem relevância, tornando-se um recurso à disposição dos educadores para ampliar e contribuir com o desenvolvimento dos alunos. A brincadeira faz parte da vida da criança desde os primórdios e do seu convívio social. Neste sentido o presente trabalho aborda a temática dos jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental. Nosso interesse é disseminar a utilização das brincadeiras e do lúdico no cotidiano de professores e alunos, posto que se trata de uma metodologia fácil de ser introduzida no meio escolar e possibilita uma aprendizagem mais dinâmica a estes. O estudo tem como objetivo geral: Descrever por meio de um relato de experiência a utilização dos jogos e brincadeiras como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. Constituise como uma pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, vivenciado no contexto da disciplina Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física UEPB/CAMPUS IV, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turno da tarde de uma Escola da rede estadual de ensino do município de Jericó – PB. O trabalho é subsidiado nos estudos de Kishimoto (2011), Piaget (2011), Fortuna (2003) entre outros autores fundamentais para a realização deste estudo. Esperamos contribuir e incentivar outros professores a dar ênfase a estas atividades, tão bem aceitas pelos alunos e que, de certa forma, os motivam e contribuem com a aprendizagem destes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Benedita Ferreira Arnaud pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental: relato de experiência vivenciada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta