Resumo:
A Educação Física é uma das disciplinas de grande importância no currículo escolar e
também uma das mais praticadas, mas que como qualquer outra disciplina, os professores
enfrentam diariamente grandes dificuldades e, esta questão torna-se ainda mais complexa no
contexto inclusivo. Diante disso o presente estudo possui como tema os desafios da formação
docente para o ensino de Educação Física aos alunos surdos das escolas públicas da cidade de
São Bento - PB, tendo como objetivo: identificar as principais dificuldades que os docentes
encontram ao trabalhar com alunos surdos inseridos no ensino regular, apresentando
estratégias e metodologias empregadas pelos professores em sua prática e evidenciando qual a
visão que os mesmos possuem quanto ao trabalho no contexto da surdez considerando
aspectos didáticos, pedagógicos, metodológicos, sociais e materiais. Para tanto realizou-se
uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados seis professores atuantes no contexto da
educação inclusiva que lecionam ou já lecionaram para alunos surdos, em duas escolas
públicas da cidade de São Bento no sertão paraibano. Os resultados evidenciam a carência de
uma formação que capacite o docente a atuar no contexto da surdez, a falta de intérpretes nas
escolas e desconhecimento das LIBRAS pela grande maioria dos educadores. Concluindo-se
que o fato principal evidenciado no estudo reside em três eixos principais: necessidade de
cursos de formação docente que contemplem melhor aspectos do trabalho com surdos, a
presença de mais intérpretes de LIBRAS no ambiente escolar e a necessidade da oferta de
cursos de formação continuada por parte dos órgãos competentes.
Descrição:
RODRIGUES, C. M. F. Os desafios da formação docente para o ensino de educação física aos alunos surdos em escolas públicas do município de São Bento-PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.