UEPB - Repositório Digital

Os desafios da formação docente para o ensino de educação física aos alunos surdos em escolas públicas do município de São Bento-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Carlos Magno Farias
dc.date.accessioned 2020-02-10T11:29:41Z
dc.date.available 2020-02-10T11:29:41Z
dc.date.issued 2020-02-10
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21613
dc.description RODRIGUES, C. M. F. Os desafios da formação docente para o ensino de educação física aos alunos surdos em escolas públicas do município de São Bento-PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Física é uma das disciplinas de grande importância no currículo escolar e também uma das mais praticadas, mas que como qualquer outra disciplina, os professores enfrentam diariamente grandes dificuldades e, esta questão torna-se ainda mais complexa no contexto inclusivo. Diante disso o presente estudo possui como tema os desafios da formação docente para o ensino de Educação Física aos alunos surdos das escolas públicas da cidade de São Bento - PB, tendo como objetivo: identificar as principais dificuldades que os docentes encontram ao trabalhar com alunos surdos inseridos no ensino regular, apresentando estratégias e metodologias empregadas pelos professores em sua prática e evidenciando qual a visão que os mesmos possuem quanto ao trabalho no contexto da surdez considerando aspectos didáticos, pedagógicos, metodológicos, sociais e materiais. Para tanto realizou-se uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados seis professores atuantes no contexto da educação inclusiva que lecionam ou já lecionaram para alunos surdos, em duas escolas públicas da cidade de São Bento no sertão paraibano. Os resultados evidenciam a carência de uma formação que capacite o docente a atuar no contexto da surdez, a falta de intérpretes nas escolas e desconhecimento das LIBRAS pela grande maioria dos educadores. Concluindo-se que o fato principal evidenciado no estudo reside em três eixos principais: necessidade de cursos de formação docente que contemplem melhor aspectos do trabalho com surdos, a presença de mais intérpretes de LIBRAS no ambiente escolar e a necessidade da oferta de cursos de formação continuada por parte dos órgãos competentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edivan Silva Nunes Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.title Os desafios da formação docente para o ensino de educação física aos alunos surdos em escolas públicas do município de São Bento-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta