Resumo:
O presente estudo foi realizado com alunos do 8º e 9º ano da Escola de Ensino
Fundamental Luzia Maia, Escola pertencente à rede Municipal de Ensino da cidade
de Catolé do Rocha. Nossa intenção foi analisar a importância da prática do futsal
nas aulas de Educação Física escolar levando-se em consideração aspectos tantos
físicos/estruturais quanto sociais. Para tanto definimos como objetivo geral: Analisar
o futsal no contexto escolar e as condições necessárias para a sua prática.
Adotamos como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo
descritiva. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas com perguntas abertas
direcionadas a 30 alunos da mencionada Escola. Utilizamos como referencial teórico
os autores: Aguiar e Frota (2002); Andrade (2007); Apolo (2004); Bayer (1994);
Basei (2008); Basseggio (2011); Betti (1992); Bello Junior (2008); Cavalcante (2013);
Darido (2005); Falkenbach (2002); os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN
(2016) entre outros autores. Constatamos que cabe a Escola e aos profissionais da
educação, notadamente da área de Educação Física dar rumos, objetivos, realçar
valores positivos ao esporte, fazendo com que ele seja um meio e um instrumento
que possibilite agregar valores, saberes, espírito coletivo e que contribua para a
formação de sujeitos participativos e críticos.
Descrição:
SILVA JÚNIOR, F. P. O futsal no contexto escolar sob a perspectiva dos alunos. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.