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O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência
de leitura com o gênero textual teatral no Primeiro Ano do Ensino Médio da rede
pública estadual de ensino em São Bento – PB. Mostra-se aqui, portanto, um relato
da abordagem em sala de aula com a peça teatral Charivari de Maria de Lourdes
Ramalho, ou seja, as reações dos alunos diante da obra e a metodologia empregada
na leitura das cenas. Assim sendo, trata-se de uma pesquisa de campo. A
perspectiva adotada ao longo das leituras é a que põe o leitor em interação com o
texto, com a professora e com os colegas de turma. Têm-se como pressupostos
teóricos, Bordini e Aguiar (1993), Abreu (2001), Kugler (1987) e Zilberman (1989) no
que tange aos aspectos da leitura literária; acerca da perspectiva dos direitos do
leitor, tem-se Pennac (1994) e Martins (2006). No que se entende por teatro e sua
importância no ensino, foram adotadas as argumentações de Vasconcelos (2009),
Leite(1976) e Rebervel (1997). Naquilo que se refere à diferença entre dramaturgia e
teatro, Pavis (2003). As análises mostram que os leitores adentraram no objeto
estético da obra, confrontando seus conhecimentos prévios com aqueles presentes
na peça. |
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