Resumo:
A geografia nas séries iniciais é marcada por um descompasso entre a
geografia que se ensina e o nível que é ensinada, caracterizada na maioria dos
casos pelo enciclopedismo, pelo excesso e reprodução de conteúdo e pela
negligência dos conhecimentos anteriores dos alunos, adquiridos no seu espaço
de vida. Diante desse contexto o TCC objetiva-se em investigar a pratica
pedagógica do ensino de geografia nas series iniciais na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Santa Luzia. A pesquisa foi realizada com os professores
da instituição de ensino e um questionário foi aplicado com os mesmos. Foi
utilizado uma abordagem qualitativa na pesquisa educacional, através de dados
descritivos, na busca de refletir sobre a prática dos professores das séries
iniciais. Bem como, uma análise quantitativa em que, os dados foram dispostos
em uma planilha Microsoft Excel. Foram realizadas 5 entrevistas, 80% (4) são
professores licenciados em Geografia e 20% (1) não são formados no curso de
licenciatura. Dos entrevistados, 60% (3) não são professores licenciados em
Pedagogia e 40% (2) são formados no curso de licenciatura. Entres os
entrevistados, 80% (4) associam o ensino de geografia com outras disciplinas na
grade curricular das series escolares e 20% (1) não praticam a
interdisciplinaridade nas aulas ministradas. Todos os professores entrevistados,
100% (5), possui em sua ementa, disciplinas que envolvam a alfabetização
cartográfica. Os principais desafios relatados pelos entrevistados, envolvem
infraestrutura precária, falta de interesse dos pais, como dos próprios alunos na
disciplina. Os resultados obtidos nesse estudo sinalizam que apesar do esforço e
dedicação de toda a equipe pedagógica, importantes mudanças no processo de
ensino-aprendizagem na E.M.E.I.E.F Santa Luzia, devem ser tomadas aos
alunos do 1º e 2º anos.
Descrição:
SANTOS, Antônio Rodrigues dos. Reflexões sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.