Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21631
Título: Reflexões sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais
Autor(es): Santos, Antônio Rodrigues dos
Palavras-chave: Ensino da Geografia
Pesquisa educacional
Séries iniciais
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: A geografia nas séries iniciais é marcada por um descompasso entre a geografia que se ensina e o nível que é ensinada, caracterizada na maioria dos casos pelo enciclopedismo, pelo excesso e reprodução de conteúdo e pela negligência dos conhecimentos anteriores dos alunos, adquiridos no seu espaço de vida. Diante desse contexto o TCC objetiva-se em investigar a pratica pedagógica do ensino de geografia nas series iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia. A pesquisa foi realizada com os professores da instituição de ensino e um questionário foi aplicado com os mesmos. Foi utilizado uma abordagem qualitativa na pesquisa educacional, através de dados descritivos, na busca de refletir sobre a prática dos professores das séries iniciais. Bem como, uma análise quantitativa em que, os dados foram dispostos em uma planilha Microsoft Excel. Foram realizadas 5 entrevistas, 80% (4) são professores licenciados em Geografia e 20% (1) não são formados no curso de licenciatura. Dos entrevistados, 60% (3) não são professores licenciados em Pedagogia e 40% (2) são formados no curso de licenciatura. Entres os entrevistados, 80% (4) associam o ensino de geografia com outras disciplinas na grade curricular das series escolares e 20% (1) não praticam a interdisciplinaridade nas aulas ministradas. Todos os professores entrevistados, 100% (5), possui em sua ementa, disciplinas que envolvam a alfabetização cartográfica. Os principais desafios relatados pelos entrevistados, envolvem infraestrutura precária, falta de interesse dos pais, como dos próprios alunos na disciplina. Os resultados obtidos nesse estudo sinalizam que apesar do esforço e dedicação de toda a equipe pedagógica, importantes mudanças no processo de ensino-aprendizagem na E.M.E.I.E.F Santa Luzia, devem ser tomadas aos alunos do 1º e 2º anos.
Descrição: SANTOS, Antônio Rodrigues dos. Reflexões sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21631
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Rodrigues dos Santos.pdfPDF - Antônio Rodrigues dos Santos1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.