Resumo:
É através do contato com obras literárias que a criança desenvolve habilidades de
leitura, escrita e oralidade, contribuindo, também, para o enriquecimento do vocabulário das
crianças. Além de criar um recurso didático de grande aplicação e valor no processo de
ensino-aprendizagem, configura, também, um importante motivador para a formação de
futuros leitores críticos que possam mudar a sua realidade. Deseja-se que a criança desperte
para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem mais também como uma
atividade dinâmica e prazerosa. O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância
da contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do
Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo exploratório. O
estudo foi realizado na Escola Municipal Francisca Zena Brasileiro, no município de Campina
Grande-PB, onde se trabalhou especificamente com a turma do segundo ano do ensino
fundamental. Compreende-se que a literatura infantil não pode ser tratada como uma simples
atividade educativa, mas como uma atividade que auxilia na difusão do conhecimento, para
que o indivíduo possa refletir sobre o mundo que o rodeia, com propósito de ser e do saber.
Como referencial teórico, utilizou-se os estudos desenvolvidos por Zilberman (1985), Alves
(2007), Rocha (1983), Garcia (2007) entre outros.
Descrição:
SANTANA, Maria do Socorro Felinto de. A contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.