UEPB - Repositório Digital

A contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Maria do Socorro Felinto de
dc.date.accessioned 2020-02-13T13:25:41Z
dc.date.available 2020-02-13T13:25:41Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21636
dc.description SANTANA, Maria do Socorro Felinto de. A contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract É através do contato com obras literárias que a criança desenvolve habilidades de leitura, escrita e oralidade, contribuindo, também, para o enriquecimento do vocabulário das crianças. Além de criar um recurso didático de grande aplicação e valor no processo de ensino-aprendizagem, configura, também, um importante motivador para a formação de futuros leitores críticos que possam mudar a sua realidade. Deseja-se que a criança desperte para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem mais também como uma atividade dinâmica e prazerosa. O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo exploratório. O estudo foi realizado na Escola Municipal Francisca Zena Brasileiro, no município de Campina Grande-PB, onde se trabalhou especificamente com a turma do segundo ano do ensino fundamental. Compreende-se que a literatura infantil não pode ser tratada como uma simples atividade educativa, mas como uma atividade que auxilia na difusão do conhecimento, para que o indivíduo possa refletir sobre o mundo que o rodeia, com propósito de ser e do saber. Como referencial teórico, utilizou-se os estudos desenvolvidos por Zilberman (1985), Alves (2007), Rocha (1983), Garcia (2007) entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.title A contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta