dc.contributor.author |
Santana, Maria do Socorro Felinto de |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-13T13:25:41Z |
|
dc.date.available |
2020-02-13T13:25:41Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21636 |
|
dc.description |
SANTANA, Maria do Socorro Felinto de. A contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É através do contato com obras literárias que a criança desenvolve habilidades de
leitura, escrita e oralidade, contribuindo, também, para o enriquecimento do vocabulário das
crianças. Além de criar um recurso didático de grande aplicação e valor no processo de
ensino-aprendizagem, configura, também, um importante motivador para a formação de
futuros leitores críticos que possam mudar a sua realidade. Deseja-se que a criança desperte
para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem mais também como uma
atividade dinâmica e prazerosa. O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância
da contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do
Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo exploratório. O
estudo foi realizado na Escola Municipal Francisca Zena Brasileiro, no município de Campina
Grande-PB, onde se trabalhou especificamente com a turma do segundo ano do ensino
fundamental. Compreende-se que a literatura infantil não pode ser tratada como uma simples
atividade educativa, mas como uma atividade que auxilia na difusão do conhecimento, para
que o indivíduo possa refletir sobre o mundo que o rodeia, com propósito de ser e do saber.
Como referencial teórico, utilizou-se os estudos desenvolvidos por Zilberman (1985), Alves
(2007), Rocha (1983), Garcia (2007) entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valdecy Margarida da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem escolar |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |