Resumo:
O presente trabalho discutirá a importância do bom relacionamento entre família e escola para
o efetivo desempenho das crianças. As atividades aqui relatadas foram desenvolvidas a partir
da experiência de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, através do Projeto A
Importância da Família na Educação Escolar, desenvolvido na Escola Municipal Professora
Francisca Brasileiro, situada na Rua Oswaldo Cruz, s/n Centenário, em Campina Grande –
PB. Considerando os vários fatores implicados no desenvolvimento escolar das crianças no
início do ensino fundamental, entre eles, o papel da família nesse processo, visto que,
percebe-se que esta tem delegado à escola inúmeras incumbências, dentre as quais, o papel de
cuidar da educação dos seus filhos. O não comparecimento da família às reuniões
pedagógicas, o acompanhamento da aprendizagem escolar e o não atendimento aos convites
para entrega de boletins das crianças que estão com dificuldades na aprendizagem, foram
algumas das questões motivadoras para a realização desse projeto. Para a abordagem do tema
recorreu-se à pesquisa bibliográfica na qual o estudo fundamenta- se nos autores que tratam
da temática, tendo como principais fontes de pesquisa SOUZA (2012), NATIVIDADE
(2005), PIAGET (2007), ESTEVES (1999), LOPEZ (2009), (CARVALHO (2004) e TIBA,
(1996), relacionado a alguns conceitos, como: família, escola, aprendizagem escolar. O
trabalho se configura em uma pesquisa qualitativa de base exploratória. Como instrumento de
coleta de dados, utilizamos entrevista, questionário e observação da participação dos pais em
uma reunião, momento em que foi realizada uma palestra. Acreditou-se e continua-se
acreditando no projeto, cujo resultado foi além do esperado, permitindo revelar que a boa
vontade e simplicidade pode ser a chave para uma aproximação entre família e escola, além
do diálogo e compromisso de ambas as partes, pois, quanto maior for a participação da
família, mais eficaz será o trabalho da escola.
Descrição:
SILVA, Tânia Maria Alves da. A importância da família na escola: desafios e perspectivas. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.