UEPB - Repositório Digital

A importância da família na escola: desafios e perspectivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Tânia Maria Alves da
dc.date.accessioned 2020-02-13T13:26:05Z
dc.date.available 2020-02-13T13:26:05Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21637
dc.description SILVA, Tânia Maria Alves da. A importância da família na escola: desafios e perspectivas. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho discutirá a importância do bom relacionamento entre família e escola para o efetivo desempenho das crianças. As atividades aqui relatadas foram desenvolvidas a partir da experiência de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, através do Projeto A Importância da Família na Educação Escolar, desenvolvido na Escola Municipal Professora Francisca Brasileiro, situada na Rua Oswaldo Cruz, s/n Centenário, em Campina Grande – PB. Considerando os vários fatores implicados no desenvolvimento escolar das crianças no início do ensino fundamental, entre eles, o papel da família nesse processo, visto que, percebe-se que esta tem delegado à escola inúmeras incumbências, dentre as quais, o papel de cuidar da educação dos seus filhos. O não comparecimento da família às reuniões pedagógicas, o acompanhamento da aprendizagem escolar e o não atendimento aos convites para entrega de boletins das crianças que estão com dificuldades na aprendizagem, foram algumas das questões motivadoras para a realização desse projeto. Para a abordagem do tema recorreu-se à pesquisa bibliográfica na qual o estudo fundamenta- se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa SOUZA (2012), NATIVIDADE (2005), PIAGET (2007), ESTEVES (1999), LOPEZ (2009), (CARVALHO (2004) e TIBA, (1996), relacionado a alguns conceitos, como: família, escola, aprendizagem escolar. O trabalho se configura em uma pesquisa qualitativa de base exploratória. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevista, questionário e observação da participação dos pais em uma reunião, momento em que foi realizada uma palestra. Acreditou-se e continua-se acreditando no projeto, cujo resultado foi além do esperado, permitindo revelar que a boa vontade e simplicidade pode ser a chave para uma aproximação entre família e escola, além do diálogo e compromisso de ambas as partes, pois, quanto maior for a participação da família, mais eficaz será o trabalho da escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Participação da família pt_BR
dc.title A importância da família na escola: desafios e perspectivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta