UEPB - Repositório Digital

Família e escola - parceria que faz a diferença no contexto escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marinho, Joselita da Silva
dc.date.accessioned 2020-02-13T13:26:29Z
dc.date.available 2020-02-13T13:26:29Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21638
dc.description MARINHO, Joselita da Silva. Família e escola - parceria que faz a diferença no contexto escolar. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho acadêmico no formato de relato tem por objetivo refletir, sobre à participação da família no cotidiano escolar, enquanto parceria necessária e experiência que pode fazer a diferença na formação educacional e resultado da escolarização da criança e do adolescente, no ambiente escolar. A experiência foi vivenciada, durante o estágio obrigatório de gestão educacional, do curso de licenciatura em Pedagogia do sistema PARFOR/MEC/CNPQ da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, em uma escola pública da rede municipal de Campina Grande, na Paraíba. Buscou-se uma metodologia de cunho bibliográfico e qualitativa para a compreensão dos dados advindos da aplicação do projeto colaborativo, por meio de uma reunião com as famílias dos alunos e das alunas da escola, campo de estágio, que contou com um total de 3 pais e de 29 mães, a gestora escolar, a secretária da instituição, e as estagiárias do curso de pedagogia. Para tanto, utilizamos como abordagem teórico-metodológica os estudos de BRANDÃO (1934), BRASIL (1996), CARVALHO (2006), FERREIRA (1998), FREIRE (1997), GADOTTI (1997), GIL (1999), HEIDRICH (2009), HOFFMANN (2000), LIBÂNEO (2000), RAMAL (2002), entre outros. Conclui-se este estudo a partir das seguintes reflexões encontradas, de que: a relação escola/família é fundamental para o desenvolvimento da criança; a gestão participativa cria mecanismos de participação, democráticos em favor do respeito, justiça e liberdade; os métodos e os processos de ensino aprendizagem são fundamentais, no relacionamento entre professor e aluno quando é realizado, por meios da ação educativa e democrática; a interação com as famílias atinge todo o alunado e quando as famílias participam do cotidiano escolar de seus filhos, os resultados de aprendizado são positivos; observou-se que a maioria das famílias do nosso Brasil, ainda não assumiu a cultura de cobrar da escola pública qualidade, por isso não se interessa de participar da vida escolar de seus filhos; cabe aos segmentos da escola, enquanto agente de transformação tentar e procurar meios que traga a participação da família, no contexto escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Família e escola pt_BR
dc.subject Relação professor e aluno pt_BR
dc.title Família e escola - parceria que faz a diferença no contexto escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta