Resumo:
O presente trabalho acadêmico no formato de relato tem por objetivo refletir, sobre à
participação da família no cotidiano escolar, enquanto parceria necessária e experiência que
pode fazer a diferença na formação educacional e resultado da escolarização da criança e do
adolescente, no ambiente escolar. A experiência foi vivenciada, durante o estágio obrigatório
de gestão educacional, do curso de licenciatura em Pedagogia do sistema
PARFOR/MEC/CNPQ da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, em uma escola pública
da rede municipal de Campina Grande, na Paraíba. Buscou-se uma metodologia de cunho
bibliográfico e qualitativa para a compreensão dos dados advindos da aplicação do projeto
colaborativo, por meio de uma reunião com as famílias dos alunos e das alunas da escola,
campo de estágio, que contou com um total de 3 pais e de 29 mães, a gestora escolar, a
secretária da instituição, e as estagiárias do curso de pedagogia. Para tanto, utilizamos como
abordagem teórico-metodológica os estudos de BRANDÃO (1934), BRASIL (1996),
CARVALHO (2006), FERREIRA (1998), FREIRE (1997), GADOTTI (1997), GIL (1999),
HEIDRICH (2009), HOFFMANN (2000), LIBÂNEO (2000), RAMAL (2002), entre outros.
Conclui-se este estudo a partir das seguintes reflexões encontradas, de que: a relação
escola/família é fundamental para o desenvolvimento da criança; a gestão participativa cria
mecanismos de participação, democráticos em favor do respeito, justiça e liberdade; os
métodos e os processos de ensino aprendizagem são fundamentais, no relacionamento entre
professor e aluno quando é realizado, por meios da ação educativa e democrática; a interação
com as famílias atinge todo o alunado e quando as famílias participam do cotidiano escolar de
seus filhos, os resultados de aprendizado são positivos; observou-se que a maioria das
famílias do nosso Brasil, ainda não assumiu a cultura de cobrar da escola pública qualidade,
por isso não se interessa de participar da vida escolar de seus filhos; cabe aos segmentos da
escola, enquanto agente de transformação tentar e procurar meios que traga a participação da
família, no contexto escolar.
Descrição:
MARINHO, Joselita da Silva. Família e escola - parceria que faz a diferença no contexto escolar. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.