Resumo:
O lúdico como canal de comunicação entre aluno e professor, se destaca como uma
das maneiras mais eficaz de envolver o aluno nas atividades escolares. Pois a
brincadeira é algo inerente na criança e, de certa forma, é um meio de refletir e
descobri o mundo que a cerca. A ludicidade é uma atividade que tem valor
educacional intrínseco, mas além desse valor, que é inerente, ela tem sido utilizada
como recurso pedagógico. O presente estudo tem como finalidade relatar a
experiência do estágio supervisionado. Instigar o corpo docente discente a construir
um conhecimento, apoiando-se, para tal, em múltiplos suportes textuais. E, quando
este citado, orientado pelo seu facilitador ou guia, passam utilizar/fazer uso da
verdadeira ferramenta que é a ludicidade na sua formação como leitores na
educação infantil, haverá novos horizontes abertos ao saber. A experiência foi
vivenciada no estágio com os alunos da educação infantil, cujo campo de
desenvolvimento dos trabalhos da conclusão de curso (TCC), foi a Escola municipal
Antônio José de Andrade, localizada no sítio Pintado – Mogeiro PB.Como resultados
obtidos, podemos afirmar que algumas transformações foram observadas após o
trabalho que ali realizamos no decorrer do projeto. Refiro-me as coisas relacionadas
às dificuldades enfrentadas e avanços obtidos por estes, ao incorporar o lúdico no
cotidiano daqueles discentes, onde o trabalho em forma de brincadeiras propiciou
um ambiente alegre e descontraído, essencial a uma proposta de aprendizagem
significativa. Podemos citar também outras vantagens essências no ensino
pedagógico que são: os estímulos à interação, o desenvolvimento de atitudes éticas,
de respeito ao outro, de raciocínio lógico, de criar estratégias, respeitar e criar regras
dos jogos, de orientação espaço-temporal, de autoconhecimento e de colaboração.
Culminando assim em uma maior rentabilidade a todos.
Descrição:
ANDRADE, Ivanilza Barbosa de. O lúdico na sala de aula: relato da experiência vivenciada com alunos do pré I e pré II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio José de Andrade-Sítio Pintado/Mogeiro-PB. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.