UEPB - Repositório Digital

O lúdico na sala de aula: relato da experiência vivenciada com alunos do pré I e pré II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fuundamental Antônio José de Andrade-Sítio Pintado/Mogeiro-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Ivanilza Barbosa de
dc.date.accessioned 2020-02-18T11:06:29Z
dc.date.available 2020-02-18T11:06:29Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21660
dc.description ANDRADE, Ivanilza Barbosa de. O lúdico na sala de aula: relato da experiência vivenciada com alunos do pré I e pré II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio José de Andrade-Sítio Pintado/Mogeiro-PB. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O lúdico como canal de comunicação entre aluno e professor, se destaca como uma das maneiras mais eficaz de envolver o aluno nas atividades escolares. Pois a brincadeira é algo inerente na criança e, de certa forma, é um meio de refletir e descobri o mundo que a cerca. A ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor, que é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico. O presente estudo tem como finalidade relatar a experiência do estágio supervisionado. Instigar o corpo docente discente a construir um conhecimento, apoiando-se, para tal, em múltiplos suportes textuais. E, quando este citado, orientado pelo seu facilitador ou guia, passam utilizar/fazer uso da verdadeira ferramenta que é a ludicidade na sua formação como leitores na educação infantil, haverá novos horizontes abertos ao saber. A experiência foi vivenciada no estágio com os alunos da educação infantil, cujo campo de desenvolvimento dos trabalhos da conclusão de curso (TCC), foi a Escola municipal Antônio José de Andrade, localizada no sítio Pintado – Mogeiro PB.Como resultados obtidos, podemos afirmar que algumas transformações foram observadas após o trabalho que ali realizamos no decorrer do projeto. Refiro-me as coisas relacionadas às dificuldades enfrentadas e avanços obtidos por estes, ao incorporar o lúdico no cotidiano daqueles discentes, onde o trabalho em forma de brincadeiras propiciou um ambiente alegre e descontraído, essencial a uma proposta de aprendizagem significativa. Podemos citar também outras vantagens essências no ensino pedagógico que são: os estímulos à interação, o desenvolvimento de atitudes éticas, de respeito ao outro, de raciocínio lógico, de criar estratégias, respeitar e criar regras dos jogos, de orientação espaço-temporal, de autoconhecimento e de colaboração. Culminando assim em uma maior rentabilidade a todos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title O lúdico na sala de aula: relato da experiência vivenciada com alunos do pré I e pré II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fuundamental Antônio José de Andrade-Sítio Pintado/Mogeiro-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta