Resumo:
O letramento se desenvolve continuamente na formação da aprendizagem com
diferentes níveis e habilidades, formando o conhecimento no processo de
alfabetização do aluno. A presente pesquisa tem como objetivo analisar depoimentos
dos Educadores da rede pública de ensino do Município de Arara, Paraíba, em relação
às dificuldades encontradas em sala de aula no processo de alfabetização e escrita.
Esta pesquisa, de caráter quanti-qualitativo e bibliográfico aborda o tema
Alfabetização e letramento: uma análise da opinião dos professores do 4◦ ano sobre
esses problemas. Utilizando-se do método de estudo de caso com um processo de
coleta de dados, através de um questionário formulado com questões abertas e
fechadas, obteve os seguintes resultados: os professores estão cientes das
problemáticas enfrentadas e buscam apesar das dificuldades usarem a metodologia
do ensino adequada para lidar com a realidade dos alunos. Conclui-se que requer
uma busca de novos conhecimentos a cerca desse tema com frequência, pois se trata
de um campo muito abrangente e de muita responsabilidade para com a educação,
junto ao comprometimento do professor na alfabetização e letramento dos seus
alunos.
Descrição:
SANTOS, Maria de Lourdes Eduardo dos. Alfabetização e letramento: uma análise da opinião dos professores do 4°ano sobre esses problemas. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.