Resumo:
A concepção de estágio supervisionado foi se transformando na medida em que se
problematizava o papel da didática e da prática de ensino nos cursos de licenciatura. O
presente artigo objetiva discutir a importância do estágio supervisionado no curso de
Pedagogia PARFOR e suas considerações pedagógicas no ensino. As etapas do estágio, desde
projeto de trabalho até a sua efetivação, estas foram elaborados de forma coletiva,
participativa.A partir da realidade da instituição infantil e considerando o corpo docente,
administrativo, técnico auxiliar, alunos estagiários e professor orientador. Essa proposta leva a
leitura das práticas e da vida, envolvendo o ouvir e o sentir as crianças e os profissionais
envolvidos numa relação dialógica e humana. A partir dessa reflexão foi realizada a pesquisa
de campo na mesma escola do estágio supervisionado na educação infantil com uma
investigação sobre a ludicidade no fazer pedagógico. Nessa perspectiva concluímos que a
escola em investigação oferece materiais didáticos,motivação pedagógicas e uma pratica
docente lúdica no desenvolvimento da educação infantil.
Descrição:
RIBEIRO, Eliane Elias. Estágio supervisionado na educação infantil na Escola Municipal em Fagundes PB. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.