Resumo:
INTRODUÇÃO: o aumento da prevalência da obesidade no período da adolescência constitui um grande problema de saúde pública que pode agravar o risco para o surgimento de complicações metabólicas associadas ao excesso de gordura corporal. O exergame pode servir como recurso para a realização de atividade física, promovendo a perda de peso e melhorando a qualidade de vida. OBJETIVO: avaliar o impacto da atividade física, realizada com auxílio do exergame, na ocorrência de síndrome metabólica em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. MÉTODOS: estudo de intervenção quase experimental, realizado com 48 adolescentes (15 a 19 anos) com sobrepeso ou obesidade matriculados em escolas públicas de ensino médio do município de Campina Grande - PB. Para a intervenção foi utilizada a plataforma XBOX 360, com acessório Kinect (Microsoft®) e o Just Dance foi o jogo selecionado. Os dados foram analisados através do SPSS versão 22.0, e para todas as análises foi adotado um nível de significância de 5%. RESULTADOS: no início do estudo, 63,0% foram classificados como muito ativos ou ativos, 25,9% como insuficientemente ativos e 11,1% como sedentários. Após a intervenção, diminuiu de cinco (10,4%) para três (6,2%) o número de adolescentes com SM, redução não estatisticamente significante. CONCLUSÃO: os resultados indicaram que apesar do aumento do nível de atividade física proporcionado pela intervenção, a utilização do exergame não resultou em impacto estatisticamente significativo sobre a ocorrência de síndrome metabólica.
Descrição:
PIMENTEL, M. M. Impacto da atividade física com auxílio do Exergame na Síndrome Metabólica em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.