Resumo:
As interdições e normas em torno dos sujeitos homossexuais e suas vivências
existem desde muito, no entanto, nos deteremos nos postulados foucaultianos
acerca das relações de poder que atravessam a constituição destes sujeitos.
Sobretudo, por meio de sua obra tardia, “História da sexualidade”, em que o autor
percorre toda uma história ocidental do que seria a instituição da sexualidade
enquanto um dos domínios de constituição dos sujeitos, por meio da qual, estes se
percebem sujeitos de uma sexualidade que lhes é inerente mesmo antes do seu
nascimento. A qual institui condutas, pudores, interdições e toda uma gama de
modos de ser e agir socialmente. Questões que acabam por contribuir diretamente
para a produção e manutenção do preconceito e discursos de ódio contra os sujeitos
que não seguem as normas de gênero estabelecidas. Esse preconceito, por vezes,
chega a tornar-se homofobia ganhando impulso violento, o que ocorre em quase
todas as sociedades e, na contemporaneidade pode ser visto e enfrentado
abertamente. Partimos aqui da percepção de que as diferentes formas de
afetividade entre pessoas do mesmo sexo devem ser vistas como uma prática
comum e saudável, assim como ocorre entre pessoas de sexo diferentes. Dessa
forma, nos propomos estudar como se dá o processo de constituição do sujeito
homossexual por meio da análise de comentários feitos por internautas sobre a
parada LGBTQIA+, no portal de notícias “G1”. Nossa fundamentação teóricometodológica
parte dos postulados foucaultianos, por meio dos quais nos deteremos
nos conceitos de: sujeito, poder, discurso e enunciado. Sobre as questões relativas
a gênero e sexualidade utilizamos os autores Trevisan (2000) e Fry e MacRae
(1985). O trabalho trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativa que se utiliza
da Análise do Discurso de linha francesa como perspectiva teórico-metodológica.
Descrição:
SOUSA, J. S. O sujeito homossexual em discurso: relações de poder em comentários sobre a parada LGBTQIA+. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.