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Este trabalho objetiva analisar a narrativa História Meio ao Contrário (1978), de Ana
Maria Machado, procurando identificar e caracterizar os personagens principais da
história, sem deixar de verificar de que maneira a autora retoma o gênero contos de
fadas e desconstrói a sua estrutura na narrativa analisada, renovando e
modernizando o gênero. Além disso, o trabalho discute, embora sucintamente, a
importância da narrativa na sala de aula. Trata-se de um estudo que toma como
fundamentação teórica trabalhos que discutem a definição e a estrutura dos contos
de fadas e a obra de Ana Maria Machado, bem como sobre a narrativa para
crianças. A pesquisa se caracteriza, portanto, como de base bibliográfica e tem
como principais estudos os trabalhos de Abramovich (1997), Held (1980), Bettelheim
(1978), dentre outros. A análise demonstra que a narrativa de Ana Maria Machado
retoma personagens tradicionais dos contos de fadas, mas colocando-os em
situações novas, desconstruindo, assim, a estrutura do enredo dos contos
tradicionais, nos quais, em sua maioria, o príncipe e a princesa se casam e terminam
felizes para sempre. Por isso, afirmamos que a autora parte de uma tradição (os
contos de fadas) e, ao mesmo tempo, renova sua narrativa, na medida em que cria
uma nova proposta de conduzir seu enredo, justificando, assim, o título de sua
narrativa: História meio ao contrário. |
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