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Pretendemos com esta pesquisa, questionar os saberes docentes e métodos
avaliativos utilizados por professores do Ensino Fundamental II. Para tanto, a teoria
estudada abordará os conceitos e funções que fazem parte dos seguintes tipos de
avaliação: diagnóstica, somativa e por fim, a formativa que será abordada com maior
ênfase. A presente pesquisa teve o objetivo de investigar os desafios apresentados
pelos professores, do Ensino Fundamental II, no processo de implementação da
avaliação formativa, relacionando com as concepções dos autores que serviram como
base teórica da pesquisa e os discursos dos professores que fizeram parte do projeto
de extensão intitulado: ―Avaliação formativa e a diferenciação do ensino: a construção
do conhecimento profissional docente no município de Catolé do Rocha‖, mas
precisamente no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Para embasar
teoricamente a pesquisa utilizamos os estudos de Antunes (2003), Moretto (2005),
Tardif (2002), Luckesi (2005; 2009; 2011), Vasconcellos (2003; 2005), dentre outros.
Por meio deste estudo, constatamos a importância da avaliação formativa, pois a sua
prática contribui para o pensamento inovador do professor diante do processo de
ensino-aprendizagem. Com a análise dos dados, foi possível verificar a evidência de
muitos desafios encontrados pelos professores, pois a avaliação formativa deve ocorrer
na busca de aprimoramento tanto dos educadores como dos educandos, visando obter
mais competências e eficácias, contribuindo para o desenvolvendo do pensamento
crítico dos estudantes. |
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