UEPB - Repositório Digital

Avaliação formativa: desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Francineide Pereira dos
dc.date.accessioned 2020-03-05T16:17:11Z
dc.date.available 2020-03-05T16:17:11Z
dc.date.issued 2020-02-18
dc.identifier.issn CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21738
dc.description SANTOS, F. P. dos. Avaliação formativa: desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Pretendemos com esta pesquisa, questionar os saberes docentes e métodos avaliativos utilizados por professores do Ensino Fundamental II. Para tanto, a teoria estudada abordará os conceitos e funções que fazem parte dos seguintes tipos de avaliação: diagnóstica, somativa e por fim, a formativa que será abordada com maior ênfase. A presente pesquisa teve o objetivo de investigar os desafios apresentados pelos professores, do Ensino Fundamental II, no processo de implementação da avaliação formativa, relacionando com as concepções dos autores que serviram como base teórica da pesquisa e os discursos dos professores que fizeram parte do projeto de extensão intitulado: ―Avaliação formativa e a diferenciação do ensino: a construção do conhecimento profissional docente no município de Catolé do Rocha‖, mas precisamente no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Para embasar teoricamente a pesquisa utilizamos os estudos de Antunes (2003), Moretto (2005), Tardif (2002), Luckesi (2005; 2009; 2011), Vasconcellos (2003; 2005), dentre outros. Por meio deste estudo, constatamos a importância da avaliação formativa, pois a sua prática contribui para o pensamento inovador do professor diante do processo de ensino-aprendizagem. Com a análise dos dados, foi possível verificar a evidência de muitos desafios encontrados pelos professores, pois a avaliação formativa deve ocorrer na busca de aprimoramento tanto dos educadores como dos educandos, visando obter mais competências e eficácias, contribuindo para o desenvolvendo do pensamento crítico dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Paula Lima Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação formativa pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Avaliação formativa: desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta