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Corporeidade e infância: concepções de professores da educação infantil

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dc.contributor.author Almeida, Maraisa Gomes Araújo
dc.date.accessioned 2020-03-05T18:06:05Z
dc.date.available 2020-03-05T18:06:05Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21748
dc.description ALMEIDA, Maraisa Gomes Araújo. Corporeidade e infância: concepções de professores da educação infantil. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O interesse em investigar essa temática surgiu durante nossas práticas como professoras de Educação Infantil e durante as pesquisas realizadas no curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba. As inquietações com a realidade educacional giravam em torno da forma como professores concebem o corpo, além da existência de práticas que supervalorizam o cognitivo em detrimento do corpo , o que nos motivou a investigar como professores da Educação Infantil compreendem a corporeidade. Esta pesquisa de natureza qualitativa foi realizada numa Creche Municipal de Fagundes-PB, tendo como instrumento de coleta de dados a observação livre e a entrevista semiestruturada. Os estudos teóricos fundamentaram a análise dos dados obtidos o que foi possível perceber que os professores respondentes apresentam dificuldade a se expressarem a respeito do conhecimento teórico sobre o tema corporeidade, embora possuam uma compreensão prática e, assim, promovem práticas pedagógicas que oportuniza o aluno vivenciar seu corpo. Os professores reconhecem a necessidade de pensar o sujeito de forma integral, uma visão de corpo-sujeito, o que vislumbra uma superação da concepção cartesiana na busca de práticas que valorize ações interdisciplinares com um ensino mais contextualizado. Por fim, os professores desta pesquisa dizem que a aprendizagem é um processo corporal imprescindível à criança, principalmente da Educação Infantil para que explore, perceba, sinta e conheça seu corpo para que ela possa se desenvolver melhor, bem como interagir com seu meio, promover sua sociabilidade, resolver problemas e aprender de forma significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Francisca Luseni Machado Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Corporeidade e infância: concepções de professores da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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