UEPB - Repositório Digital

Alfabetização: um processo que se inicia na primeira infância

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Marília Gomes
dc.date.accessioned 2020-03-05T18:06:39Z
dc.date.available 2020-03-05T18:06:39Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21750
dc.description ARAÚJO, Marília Gomes. Alfabetização: um processo que se inicia na primeira infância. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da família que participa ativamente do desenvolvimento de seu filho e a prática pedagógica da professora de alfabetização. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições teóricas de autores que tratam sobre o tema da alfabetização e família. O estudo de caso foi realizado com uma criança da alfabetização. Os dados de campo foram coletados por meio da observação da criança pela autora e da comunicação de seus pais. Mediante os resultados concluiu-se que na alfabetização o fato ter apoio e conhecimentos prévios orientados pela família no encaminhamento para a alfabetização, torna-se elemento facilitador da aprendizagem. No entanto, a prática pedagógica da professora de alfabetização deverá ser contribuinte imprescindível neste processo. Além do compromisso com o ensino na primeira infância, o professor educador alia a teoria à prática, pois entende que o embasamento teórico é importante – à medida que contribui para o êxito da prática. O olhar crítico do professor e sua perspectiva sobre alfabetização o levará a reconhecer as possíveis maneiras de ensinar, aprimorando assim sua prática pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Francisca Luseni Machado Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor alfabetizador pt_BR
dc.subject Família do aluno pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Alfabetização: um processo que se inicia na primeira infância pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta