Resumo:
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da família que participa
ativamente do desenvolvimento de seu filho e a prática pedagógica da professora de
alfabetização. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as
contribuições teóricas de autores que tratam sobre o tema da alfabetização e família. O estudo
de caso foi realizado com uma criança da alfabetização. Os dados de campo foram coletados
por meio da observação da criança pela autora e da comunicação de seus pais. Mediante os
resultados concluiu-se que na alfabetização o fato ter apoio e conhecimentos prévios
orientados pela família no encaminhamento para a alfabetização, torna-se elemento facilitador
da aprendizagem. No entanto, a prática pedagógica da professora de alfabetização deverá ser
contribuinte imprescindível neste processo. Além do compromisso com o ensino na primeira
infância, o professor educador alia a teoria à prática, pois entende que o embasamento teórico
é importante – à medida que contribui para o êxito da prática. O olhar crítico do professor e
sua perspectiva sobre alfabetização o levará a reconhecer as possíveis maneiras de ensinar,
aprimorando assim sua prática pedagógica.
Descrição:
ARAÚJO, Marília Gomes. Alfabetização: um processo que se inicia na primeira infância. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.