Resumo:
Este trabalho tem como tema: A importância da literatura infantil na formação de alunos
leitores, tendo como destaque inicial os estágios supervisionados realizados durante a
graduação em pedagogia. A fundamentação teórica do tema e as práticas realizadas nos
Estágios I e II subsidiaram o aprofundamento da pesquisa bibliográfica e de campo na
realização dos seguintes momentos do estudo: a contação de história para alunos da educação
infantil; a utilização da estratégia de contação de história por uma professora na educação
infantil; e um conto da literatura infantil e sua relação interdisciplinar com alunos do ensino
fundamental I. Os resultados indicam a importância em inserir o aluno desde cedo no mundo
da leitura e do contato com os livros. O entendimento é que as intervenções dos professores
são necessárias e que a contação de história é uma estratégia eficaz para estimular o interesse
dos alunos pelos livros. Na relação disciplinas com o uso da contação de história, observou-se
nos alunos maior motivação e se mostraram mais receptivos à aprendizagem. O que se
verifica a importância de que o professor exerça uma prática que suscite o hábito de leitura
nos seus alunos, pois nesta experiência tem-se como consequência a formação de alunos
leitores.
Descrição:
SILVA, Viviane Borges da. A importância da literatura infantil na formação de alunos leitores. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.