Resumo:
Este trabalho aprofunda o tema Literatura Infantil através da análise de uma obra
literária e tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, desde muito cedo,
com a Literatura. Discute, também, aspectos relacionados às possibilidades que
esta ferramenta disponibiliza para a formação do indivíduo, preparando-o para ser
capaz de descobrir o seu próprio “eu” e o universo no qual está inserido, tornando-o
mais consciente. O referencial teórico teve por base os estudos de Colomer (2007),
Souza (2009), Médice (1961), Abramovich (1995), Zilberman (1985), entre outros.
Os referidos estudos contribuíram para reflexão do tema, ampliando a discussão
sobre a importância da literatura infantil e o papel da escola na formação do leitor.
Os resultados alcançados com a pesquisa nos permitem pensar a respeito do
trabalho desenvolvido com as crianças e, a partir dessa reflexão, concluímos que o
trabalho com a literatura é um processo gradativo de construção e que, se bem
trabalhado no âmbito escolar, resultará na formação de um leitor crítico e consciente
de suas ideias. A obra literária analisada faz parte do acervo do Programa Nacional
biblioteca da Escola – PNBE/2012. Essa análise nos possibilitou a constatação de
que nem todo livro de literatura infantil favorece a construção de forma positiva do
indivíduo, merecendo uma reflexão por parte do professor, para daí sim ser
repassada ao alunado.
Descrição:
BARBOSA, Simone Satergy de Souza. Literatura infantil: uma análise do livro "Mamãe, por que os dinossauros não vão à escola?". 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.