UEPB - Repositório Digital

Um novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluir

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mércia Rodrigues da
dc.date.accessioned 2020-03-09T14:46:07Z
dc.date.available 2020-03-09T14:46:07Z
dc.date.issued 2015-08-01
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21753
dc.description SILVA, Mércia Rodrigues da. Um novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluir. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo retrata as experiências vivenciadas por ocasião do estágio supervisionado em docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no qual ressaltamos a possibilidade de dedicar novos olhares à educação de alunos com deficiência. Discute-se a necessidade de criar estratégias no propósito de tornar a sala de aula um espaço inclusivo, de tal maneira que alunos com ou sem deficiência possam interagir mutuamente. O estudo teve como objetivo discutir a importância de se fortalecer o processo ensino/aprendizagem de estudantes com deficiência, a partir de ações colaborativas que resultem em práticas educacionais inclusivas. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa participante na Escola Estadual Augusto dos Anjos, nas turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no turno da manhã. Os resultados evidenciaram a importância da interação entre alunos com e sem deficiência, além do interesse destes por aprender o método Braille, (sistema tátil de leitura e escrita utilizado pelas pessoas com deficiência visual). Observou-se, ainda, a carência de formação docente voltada às especificidades destes sujeitos e identificou-se o interesse e o envolvimento de alguns docentes com esta prática, o que resultou em experiências positivas de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Processo ensino/aprendizagem pt_BR
dc.title Um novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluir pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta