Resumo:
O presente estudo retrata as experiências vivenciadas por ocasião do estágio
supervisionado em docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no qual ressaltamos a possibilidade de
dedicar novos olhares à educação de alunos com deficiência. Discute-se a
necessidade de criar estratégias no propósito de tornar a sala de aula um espaço
inclusivo, de tal maneira que alunos com ou sem deficiência possam interagir
mutuamente. O estudo teve como objetivo discutir a importância de se fortalecer o
processo ensino/aprendizagem de estudantes com deficiência, a partir de ações
colaborativas que resultem em práticas educacionais inclusivas. Para tanto,
desenvolveu-se uma pesquisa participante na Escola Estadual Augusto dos Anjos,
nas turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no turno da manhã. Os
resultados evidenciaram a importância da interação entre alunos com e sem
deficiência, além do interesse destes por aprender o método Braille, (sistema tátil de
leitura e escrita utilizado pelas pessoas com deficiência visual). Observou-se, ainda,
a carência de formação docente voltada às especificidades destes sujeitos e
identificou-se o interesse e o envolvimento de alguns docentes com esta prática, o
que resultou em experiências positivas de aprendizagem.
Descrição:
SILVA, Mércia Rodrigues da. Um novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluir. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.