Resumo:
Essa pesquisa surgiu do estágio supervisionado onde foi percebida a necessidade de analisar a
educação inclusiva na escola pública. Objetivou-se identificar as concepções e desafios de
professores sobre a educação inclusiva e a contribuição da sala de AEE para sala regular e seu
funcionamento. E especificamente conhecer as concepções de professores sobre a educação
inclusiva, identificando o posicionamento e as atitudes de professores diante de alunos com
necessidades especiais e investigar a contribuição pedagógica de ensino aprendizagem da sala
do AEE. Foi realizado a pesquisa de campo na Creche Municipal Maria Graciete Ramos
Castro, cidade de Gurjão –PB. A sala de recursos multifuncionais da creche Municipal no
momento está atendendo 23 crianças de diferentes níveis escolar, distribuído em dois turnos.
Eles frequentam uma hora por dia no horário oposto a sala regular. Desenvolvem atividades
de acordo com a dificuldade de cada aluno utilizando os recursos existentes e confeccionando
novos recursos a partir da necessidade das crianças. Esse professor da sala AEE não tem
como único papel o atendimento ao aluno. Suas atribuições estão ligadas a ações que
promovam igualmente e disponibilidade de recursos de acessibilidade.
Descrição:
RAMOS, Rosimere de Souza. As contribuições da sala do AEE para educação inclusiva. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.