Resumo:
Este trabalho versa sobre a inserção da mulher na docência. Teve como objetivo principal
examinar a presença feminina no trabalho docente, tomando por base o conceito de gênero e
sua contribuição histórica, social e cultural. De modo específico intencionou: a) discutir como
o papel familiar e social das mulheres interferiu em sua inserção nas salas de aula e marcou a
trajetória do magistério no Brasil; b) abordar como as relações gênero e poder no magistério
influenciaram a feminização do trabalho docente; e c) apresentar a trajetória de inserção da
mulher na docência e a implicação deste ingresso para a formação das mulheres. Para tanto
traçou-se historicamente os principais acontecimentos que influenciaram para o magistério e
posteriormente o curso de Pedagogia tornar-se um espaço predominantemente feminino.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A discussão das ideias
encontrou fundamento em autores como: Almeida (1998), Freitas (2003), Louro (2011),
Rabelo (1007), D’incao (2011) entre outros. Em linhas gerais, pode-se constatar que o
magistério foi o meio pelo o qual a mulher pode estudar e se profissionalizar.
Descrição:
SILVA, Dêis Maria Lima Cunha. Feminização do magistério: faces da formação de professores. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.