dc.contributor.author |
Silva, Dêis Maria Lima Cunha |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-10T12:58:24Z |
|
dc.date.available |
2020-03-10T12:58:24Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.113 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21764 |
|
dc.description |
SILVA, Dêis Maria Lima Cunha. Feminização do magistério: faces da formação de professores. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho versa sobre a inserção da mulher na docência. Teve como objetivo principal
examinar a presença feminina no trabalho docente, tomando por base o conceito de gênero e
sua contribuição histórica, social e cultural. De modo específico intencionou: a) discutir como
o papel familiar e social das mulheres interferiu em sua inserção nas salas de aula e marcou a
trajetória do magistério no Brasil; b) abordar como as relações gênero e poder no magistério
influenciaram a feminização do trabalho docente; e c) apresentar a trajetória de inserção da
mulher na docência e a implicação deste ingresso para a formação das mulheres. Para tanto
traçou-se historicamente os principais acontecimentos que influenciaram para o magistério e
posteriormente o curso de Pedagogia tornar-se um espaço predominantemente feminino.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A discussão das ideias
encontrou fundamento em autores como: Almeida (1998), Freitas (2003), Louro (2011),
Rabelo (1007), D’incao (2011) entre outros. Em linhas gerais, pode-se constatar que o
magistério foi o meio pelo o qual a mulher pode estudar e se profissionalizar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Lidiane Rodrigues Câmpelo da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Magistério |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Feminização de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.title |
Feminização do magistério: faces da formação de professores |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |