UEPB - Repositório Digital

Feminização do magistério: faces da formação de professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Dêis Maria Lima Cunha
dc.date.accessioned 2020-03-10T12:58:24Z
dc.date.available 2020-03-10T12:58:24Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 370.113
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21764
dc.description SILVA, Dêis Maria Lima Cunha. Feminização do magistério: faces da formação de professores. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho versa sobre a inserção da mulher na docência. Teve como objetivo principal examinar a presença feminina no trabalho docente, tomando por base o conceito de gênero e sua contribuição histórica, social e cultural. De modo específico intencionou: a) discutir como o papel familiar e social das mulheres interferiu em sua inserção nas salas de aula e marcou a trajetória do magistério no Brasil; b) abordar como as relações gênero e poder no magistério influenciaram a feminização do trabalho docente; e c) apresentar a trajetória de inserção da mulher na docência e a implicação deste ingresso para a formação das mulheres. Para tanto traçou-se historicamente os principais acontecimentos que influenciaram para o magistério e posteriormente o curso de Pedagogia tornar-se um espaço predominantemente feminino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A discussão das ideias encontrou fundamento em autores como: Almeida (1998), Freitas (2003), Louro (2011), Rabelo (1007), D’incao (2011) entre outros. Em linhas gerais, pode-se constatar que o magistério foi o meio pelo o qual a mulher pode estudar e se profissionalizar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lidiane Rodrigues Câmpelo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Magistério pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Feminização de professores pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.title Feminização do magistério: faces da formação de professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta