UEPB - Repositório Digital

A Indisciplina escolar na visão dos professores da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental João XXIII

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Torres, Dulce Cleide dos Santos
dc.date.accessioned 2020-03-10T19:11:37Z
dc.date.available 2020-03-10T19:11:37Z
dc.date.issued 2019-08-30
dc.identifier.other CDD 371.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21767
dc.description TORRES, Dulce Cleide dos Santos. A Indisciplina escolar na visão dos professores da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental João XXIII. 2019. 22 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho traz aspectos relevantes sobre a indisciplina no âmbito escolar. Devido a sua importância, este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as principais questões ligadas a este tema, e as mutações pelo qual a indisciplina passou nos últimos tempos. A base desta reflexão está na definição de suas causas, algumas formas de intervenção dos professores frente a esse problema, o papel do aluno na busca da autodisciplina, bem como, a relação entre indisciplina e a legislação educacional brasileira. Através do estudo de caso feito na escola João XXIII, foi possível perceber os fatores geradores da indisciplina nesta escola, bem como, sugerir melhorias para se conseguir um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. As ferramentas de coleta de dados utilizadas foram a realização de entrevistas e a aplicação de questionários com os funcionários da escola. Conclui-se que a escola em estudo necessita construir políticas internas para trabalhar de maneira preventiva contra a indisciplina, além disso, investir em uma formação direcionada para a reflexão do professor sobre a sua prática e para a discussão de problemas vivenciados no dia-a-dia das escolas, como também, que busque coletivamente ações que viabilizem a diminuição dos níveis de indisciplina escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléa Gurjão Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Autodisciplina pt_BR
dc.title A Indisciplina escolar na visão dos professores da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental João XXIII pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta