dc.description.abstract |
Durante muito tempo, a sexualidade foi vista como algo feio, especificamente relacionado ao pecado capital, não sendo, com isso, discutida nem na família nem na escola, o que resultou em vários problemas sociais, a exemplo da gravidez na adolescência, dentre outros. Apesar de ser um assunto bastante discutido nos meios sociais, a sexualidade ainda é ignorada nos bancos escolares, resumindo-se, muitas vezes, a aulas de ciências, mesmo assim, tratada em sua superficialidade, ou seja, aulas de anatomia ou discussões que abordam os perigos da sexualidade. Diante disso, desenvolvemos o presente estudo, de caráter bibliográfico, cujo objetivo é discutir a importância da Educação sexual no cotidiano escolar. Não simplesmente numa visão reducionista do termo, como sendo uma mudança porque passa o corpo humano em uma determinada idade cronológica, mas, sobretudo, as relações com os outros e na autonomia da busca do conhecimento do sexo. Para isso, tivemos como base teórica os estudos de Ávila (1996), Fagundes (2005), Furlani (2009), Nunes (2006), Oliveira e Dias (1998), Vasconcelos (1971) dentre outros. … |
pt_BR |