Resumo:
A sociedade tem apresentado novas demandas, decorrentes do mundo globalizado, exigindo da escola significativas mudanças pedagógicas. Dessa forma, exigem-se cada vez mais do professor uma formação mais contextualizada e uma melhor preparação para o enfrentamento da realidade escolar. Nesse cenário, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) mostra-se bastante exitoso na busca pela melhoria da formação docente. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir a contribuição desse programa para a formação de professores e a Educação Básica do estado da Paraíba. Para tanto, utilizamos como aporte teórico Martins (2001), Guedes (2006) e Neves (2014). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Esperamos que esse trabalho possa contribuir para a definição de políticas que possibilitem aos licenciandos e professores da Educação Básica a melhoria da formação inicial e continuada, percebendo-se a importância da necessidade de um ensino contextualizado com a nova realidade mundial.
Descrição:
SILVA, Erika Karla Almeida da. O PIBID na formação de professores de ensino médio do estado da Paraíba. 2019. 23 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.